A Câmara do Fundão e a empresa tecnológica LABSXD assinaram um protocolo que irá permitir a criação de 450 postos de trabalho altamente qualificados num novo campus tecnológico que vai surgir na cidade.
Trata-se de um espaço empresarial, situado nas Tílias, que será constituído por espaços de acolhimento, de incubação e aceleração de empresas, áreas formativas, de educação e laboratoriais, zonas de “coworking” e de eventos, mas também por oferta habitacional e serviços de hotelaria, alojamento e restauração. «Estes empregos irão juntar-se aos mais de 1.000 postos de criados no âmbito da estratégia de desenvolvimento do concelho focada na criação de valor, atração de investimento, emprego e inovação», destaca o município num comunicado enviado a O INTERIOR. Para o desenvolvimento desta infraestrutura foram assinados protocolos entre a autarquia e a Misericórdia do Fundão, e entre esta entidade e a LABSXD, em que se estabelece que o município irá adquirir um imóvel e uma parcela de terreno nas imediações do Parque e Variante das Tílias, assim como proceder ao arrendamento do imóvel conhecido como Estalagem da Neve, todos propriedade da Santa Casa.
A empresa ficará responsável pelo desenvolvimento de um projeto imobiliário, nos terrenos situados a sul da Variante das Tílias, que irá permitir aumentar a oferta habitacional na cidade do Fundão. A Câmara fundanense vai agora proceder à reabilitação do imóvel “Estalagem da Neve” e construir um edifício de serviços de base tecnológica, com uma área aproximada de 3.000 metros quadrados. A criação do Campus Tecnológico Integrado das Tílias irá implicar um investimento de cerca de cinco milhões de euros, prevendo-se a obtenção de financiamento a 85 por cento.
Para Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, «este campus virá reforçar a estratégia local de inovação e de investimento na área das novas tecnologias, área que já permitiu a instalação de mais de mil engenheiros informáticos e programadores no Fundão. O Campus Tecnológico reforça a ideia da cidade do Fundão como Hub, aproximando ainda mais os locais de trabalho, de habitação e de espaços de lazer e viver».