A Freguesia da Guarda cumpre este sábado dez anos de existência legal e, para assinalar a efeméride, foi inaugurada, esta sexta-feira, a Sala dos Atos na sede executiva, no Solar dos Póvoas, na Praça Velha.
O espaço acolhe a galeria de retratos a carvão, realizados por Elisabete Ramires, de todos os presidentes das Juntas da cidade – Sé, São Vicente, São Miguel e Guarda, desde 1976 até 2013 realizado por Elisabete Ramires. Marcaram presença antigos autarcas e familiares daqueles que já falecerem, aos quais a Junta entregou uma lembrança do momento.
Posteriormente, pelas 21 horas, no pequeno auditório do TMG será exibido um documentário sobre os dez anos da freguesia e terá lugar um debate com três autarcas: Álvaro Amaro (PSD), João de Almeida Santos (PS) e Dário Silva (PS).
A criação da Junta de Freguesia da Guarda resulta da aplicação da lei 11-A/2013 e concretizou-se nas autárquicas de 29 de setembro desse ano. Durante 2023 serão dinamizadas um conjunto de iniciativas que procurarão evocar esta década «e problematizar com a sociedade a importância do poder local de um modo geral e mais particularmente das freguesias no desenvolvimento das comunidades».