O Penamacor Vila Madeiro começa este sábado e vai decorrer nos próximos fins de semana que antecedem o Natal. Como manda a tradição, o evento culmina na noite de 23 para 24 de dezembro, quando o maior madeiro do país será aceso.
No sábado (22 horas), o ponto de partida é um espetáculo de Quim Barreiros, no recinto da Nossa Senhora do Incenso, de partirá no domingo o tradicional Cortejo de Tratores, que vão carregar a lenha para a grande fogueira do adro da igreja de Penamacor, onde a chegada está prevista para as 14 horas. O programa organizado pelo município conta, mais uma vez, com um mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, animação itinerante, exposições, concertos, apresentações de livros, passeios pedestres, sessões de “showcooking” e um mercadinho do livro, entre outras atividades recreativas, gastronómicas e culturais até dia 25. O Penamacor Vila Madeiro é inaugurada pelas 17 horas de sábado, altura em que decorre igualmente a abertura da exposição “A Fortaleza de Penamacor através da Arqueologia e Documentação Histórica”, no Museu Municipal.
O primeiro fim de semana vai contar com muita animação itinerante e o espetáculo “Uma noite ao som de Michael Bublé”, com a convidada especial Rita Guerra, no domingo. O Penamacor Vila Madeiro continua no dia 14, com o 8º Encontro de Cantares ao Menino, o concerto de Natal dos alunos do polo de Penamacor e da Orquestra Sinfónica da Academia de Música e Dança do Fundão e o concerto da turma juvenil da Escola Geração Musical. No dia seguinte há uma dança natalícia com as alunas da Escola Geração Musical, a atuação dos Cavaquinhos da mesma escola e a apresentação do livro “Histórias da minha aldeia”, de António Almeida Serrano. O Baile do Madeiro, com Emanuel Silva e os Dj’s João Miguens e Garret, um passeio pedestre com plantação de sobreiros, e vários concertos de grupos locais preparam os penamacorenses para o acontecimento final, que acontece na noite de 23 para 24, com a queima do maior madeiro de Portugal, que arde durante vários dias.
No sábado, antes da abertura do evento, a Câmara de Penamacor vai inaugurar as obras de requalificação do castelo e de acesso ao cimo da vila. Trata-se de um investimento de cerca de um milhão de euros que transformou a zona histórica da vila. «Estamos a falar da remodelação dos acessos e do interior do castelo que teve uma remodelação completa, desde as redes de água, saneamento, telecomunicações, e também a intervenção nos imóveis que são do domínio público naquela zona, nomeadamente a antiga Domus Municipalis, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem», adiantou o autarca António Luís Beites, acrescentando que foi também criado um anfiteatro junto à Torre de Menagem para «potenciar a área cultural».
Vila Madeiro começa no fim de semana
Como manda a tradição o maior madeiro do país será aceso na noite de 23 para 24 de dezembro