Ontem, dia 10 de Outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Para assinalar esta data, a Casa de Saúde Bento Menni promoveu, durante a tarde de ontem, a VI Marcha pela Saúde Mental que começou na Alameda de Santo André, no coração da Guarda.
A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal e dos alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Instituto Politécnico da Guarda.
Laura Martins, aluna do primeiro ano de enfermagem do primeiro ano do IPG, considera que estas são iniciativas «boas a vários níveis para a nossa sensibilidade, uma vez que estes temas são um pouco tabu e convém começarmos a falar sobre eles às gerações mais novas».
«É cada vez mais importante chamarmos à atenção para comportamentos de risco a nível de saúde mental. Há outros comportamentos que levam as pessoas a cometer atos de loucura, como o suicídio, por exemplo», explica a estudante e acrescenta que, como aluna de enfermagem, «não podia estar mais sensibilizada para esta atividade, uma vez que cada vez mais se ouve falar da forma holística da nossa profissão – analisar a doença não só como uma doença física, mas olhar para ela com uma perspectiva ecológica, mental e social».