Região

Universidade da Beira Interior mantém posição no ranking THE, mas melhora desempenho

Ubi Alunos 1024x614
Escrito por Efigénia Marques

A Universidade da Beira Interior (UBI) está acima do lugar 800, entre mais de 2.000 Instituições de ensino superior de todo o mundo, na mais recente edição do Times Higher Education – World University Rankings (THE-WUR) 2025.
Este relatório internacional analisou academias de 115 países, tendo como critério de classificação a sua prestação em cinco grandes áreas: Ensino, Investigação (nas vertentes ambiente e qualidade), Transferência de Conhecimento e Internacionalização. Em quatro destes parâmetros, a UBI consegue melhorar o trabalho desenvolvido, face ao ranking de 2024. Na categoria Internacionalização manteve a prestação, mas ascendeu ao posto de quarta melhor instituição portuguesa na percentagem de estudantes internacionais (cerca de 20 por cento do total). Em Indústria teve uma subida significativa e no ensino melhorou pelo segundo ano consecutivo.
Na avaliação de Ambiente de Investigação está a subir pelo oitavo ano e no item Qualidade de Investigação desde 2023. «Esta melhoria constante nos dois parâmetros faz com que a UBI seja a segunda melhor instituição de ensino superior portuguesa em Qualidade de Investigação, entre as 18 incluídas no THE-WUR 2025», destaca a instituição numa nota enviada a O INTERIOR.
Fruto dessa avaliação, a UBI mantem-se no patamar de 601-800, quando consideradas as academias avaliadas de todo o mundo, e continua no terceiro patamar dos sete em que se situam as universidades e politécnicos portugueses.
«Trata-se de uma classificação meritória, quando, todos os anos, a competição por um lugar relevante no THE-WUR aumenta. Desta vez entraram mais de uma centena de instituições e sete novos países», refere a universidade. Para a elaboração do WUR-THE foi usada uma metodologia detalhada que se baseia em 157 milhões de citações de artigos académicos, 18 milhões de publicações científicas e nas respostas a inquéritos realizados a mais de 93.000 académicos. Este ano há 17 universidades e politécnicos portugueses a destacar-se neste ranking internacional, ao alcançar o top das 2.092 melhores universidades do mundo na edição de 2025. A Universidade de Coimbra é a melhor posicionada, situando-se no intervalo 401-500.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply