A equipa UBI Aeronautics Team (UBIAT), composta por estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, foi recentemente admitida na prestigiada competição internacional “Design/Build/Fly”, que terá lugar no Arizona (EUA) em 2025.
Trata-se de um dos maiores desafios do setor aeronáutico/aeroespacial, reunindo as melhores universidades e equipas de todo o mundo, incluindo instituições de renome como o prestigiado MIT (Massachusetts Institute of Technology) e as universidades norte-americanas de Stanford e Columbia. O UBIAT conquistou este ano o terceiro lugar na competição “Air Cargo Challenge”, que decorreu em Aachen (Alemanha), e será a primeira equipa portuguesa a participar no “Design/Build/Fly”, onde estudantes de engenharia aeronáutica projetam, constroem e testam modelos de aeronaves num ambiente altamente competitivo.
A equipa, que se dedica ao estudo e desenvolvimento de UAVs (Veículos Aéreos não Tripulados), vê nesta participação «uma oportunidade única para representar Portugal no cenário internacional e dar um importante passo no desenvolvimento de futuros engenheiros aeronáuticos», lê-se numa nota enviada a O INTERIOR. Até lá, a UBIAT está à procura de parceiros para apoiar um projeto que pretende «destacar o talento e a inovação da comunidade académica portuguesa no competitivo mundo da engenharia aeronáutica».