Região

Seia: Destruídos 119 ninhos de vespa asiática em 2018

Escrito por Jornal O Interior

A Câmara de Seia anunciou que, em 2018, foram destruídos no concelho cerca de 119 ninhos de vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.
Segundo um comunicado da autarquia, «o combate a esta espécie invasora está nas prioridades do município, pelo impacto negativo que esta representa para as explorações apícolas do concelho e da região, comprometendo seriamente a produção de mel e seus derivados». Entretanto, este sábado (14 horas) vai decorrer no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela uma ação de sensibilização sobre a vespa asiática.
A iniciativa é realizada pela autarquia em parceria com a Coopbei – Cooperativa Apícola de Mangualde (Viseu). O objetivo é «alertar os apicultores e a população em geral para os perigos associados a esta espécie invasora, assim como para os cuidados a ter, e transmitir os métodos mais eficazes para o seu combate». No final da sessão realiza-se uma oficina de construção de armadilhas para capturar vespas e serão entregues alguns exemplares desenvolvidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia. Em 2018 foram eliminados 4.085 ninhos em território nacional, a maioria a norte do Tejo.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply