Região

São Pedro do Rio Seco acolhe 2º Encontro Transfronteiriço de Desenvolvimento

Maxresdefault
Escrito por Efigénia Marques

A Frente Cívica Vilar Formoso – Fuentes de Oñoro e o Fórum Cívico Ibérico organizam no sábado o 2º Encontro Transfronteiriço de Desenvolvimento para discutir problemas das zonas raianas e estimular a cooperação.
A iniciativa terá lugar a partir das 15 horas na aldeia de São Pedro do Rio Seco, terra natal do ensaísta Eduardo Lourenço (1923 – 2020), no concelho de Almeida. Segundo a organização, o evento vai juntar participantes dos dois países e ficará marcado pelo lançamento do livro “Ibéria, Terra de Fraternidade”, que resulta da compilação de artigos de opinião de autores nacionais e espanhóis publicados no jornal digital ibérico “El Trapezio”. Participam no encontro Pablo Castro Abad (presidente da Plataforma Civil Ibérica), Pablo González Velasco (coordenador geral do “El Trapezio”), Alexandra Isidro (coordenadora do Centro de Estudos Ibéricos) e Maria Isabel Martin Jiménez (professora na Universidade de Salamanca e membro do CEI).
Segundo Olga Afonso, membro fundador da Frente Cívica de Vilar Formoso – Fuentes de Oñoro, um dos objetivos é juntar pessoas a título particular e representantes de associações e instituições dos dois lados da fronteira, para «discutir problemas» e «estabelecer projetos de cooperação». «Neste momento, com o nível de despovoamento que temos na nossa zona, que é bastante grande, e um pouco por toda a raia, nós precisamos de nos unir para que possamos combater os problemas que são transversais e que são ao nível da saúde, da educação e de infraestruturas. Só se nos unirmos é que iremos conseguir obter melhores serviços e com qualidade», acrescenta.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply