Região

Sabugal integra projeto de reintrodução do lince

Lince
Escrito por Efigénia Marques

Iniciativa denominada “Linx 2020” pretende repovoar a área protegida da Malcata com esta espécie outrora autóctone

A Câmara do Sabugal, em conjunto com os municípios de Penamacor e Castelo de Vide, bem como a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), está a levar a cabo o projeto “Linx 2020”, que pretende implementar um sistema de conservação dos habitats do lince ibérico através da recuperação das populações de coelho-bravo em áreas naturais protegidas.
Vítor Proença, autarca sabugalense, adianta que com esta iniciativa seja possível «ter novamente o lince na Reserva da Serra da Malcata, sensivelmente, daqui a dois ou três anos». Considerado o felino mais ameaçado do mundo e o único considerado “Criticamente em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o regresso dos linces ibéricos à região é considerado «um passo importante» para os territórios que englobam o programa, contudo, «é uma situação complexa em que é necessário criar condições de habitat e de base de alimentação, que neste caso é o coelho-bravo, para que o lince consiga fixar-se».
Nesse sentido, os promotores do “Linx 2020” estão a criar locais para que o coelho possa procriar e a fazer sementeiras para lhes garantir alimento. O projeto está em curso há três anos nos Sítios de Importância Comunitária (SIC) da Reserva da Malcata, de São Mamede e de Moura-Barrancos, que são geridos cooperativamente pelos membros da parceria. O município do Sabugal já contava com um parque de criação de coelhos-bravos, que foi melhorado com este investimento. «Já tínhamos um parque, com um hectare, que foi agora melhorado e onde já produzíamos uma quantidade significativa de coelho. Construímos um novo ao abrigo deste projeto, no sentido de aumentar a produção e reintroduzir o coelho-bravo nas reservas de caça municipais e também em zonas onde se pretende libertar o lince», disse Vítor Proença.
No Sabugal, a intervenção está «praticamente concluída», tendo o autarca acrescentado que estão em construção dois cercados em Penamacor para «complementar os que já temos» e que proporcionarão «as condições para que, a curto prazo, a reintrodução do lince na nossa Reserva Natural da Malcata esteja concluída».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply