A Câmara Municipal de Almeida vai investir 300 mil euros na recuperação de uma parte da muralha da Aldeia Histórica de Castelo Mendo, que desabou este mês devido ao mau tempo. O troço que ruiu localiza-se na zona sul da aldeia de Castelo Mendo, na primeira cintura da muralha do castelo que foi construída por Dom Sancho II, no século XIII.
Em declarações à agência Lusa, António José Machado, presidente da câmara, referiu que o mau tempo causou a derrocada de «cerca de 150 metros quadrados» da muralha. A recuperação dos prejuízos está orçamentada em 300 mil euros, porém a edilidade não tem financiamento assegurado. «Eu espero que possa haver financiamento da parte do Estado (…). Se houver verbas para esse efeito, nós [Câmara Municipal de Almeida] estamos atentos e estamos a trabalhar com a Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) nesse sentido», explicou. Caso essa verba não seja conseguida a Câmara de Almeida «está disposta a avançar e fazer essa recuperação», assegurou António José Machado.
A derrocada na muralha acabou por também causar prejuízos em algumas construções adjacentes. O autarca lembrou que Castelo Mendo está em fase de «melhoria da classificação», através de um processo liderado pelas Aldeias Históricas de Portugal, para que o «grupo habitacional seja todo classificado».