Região

Projeto da CIMBSE permite maior articulação entre bibliotecas

Biblioteca
Escrito por Efigénia Marques

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela vai desenvolver um projeto de proximidade e integração de forma a melhorar o serviço prestado aos cidadãos.
O projeto “RIBBSE: Em rede nunca lemos sós”, é apoiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES). O objetivo é potenciar «o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público, otimizando recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca tendo em vista a melhoria do acesso dos cidadãos à informação». O projeto estrutura-se em três linhas de ação a desenvolver durante os três anos do contrato-programa, «mas também nos cinco anos subsequentes à sua caducidade, garantindo que os cidadãos dos 15 municípios abrangidos beneficiem de serviços de biblioteca pública não só no seu município, mas em toda a rede intermunicipal».
Na linha de ação Bibliotecas Itinerantes serão disponibilizadas quatro carrinhas cujo público-alvo é a população sénior residente nas freguesias rurais de Almeida, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. No capítulo das Tecnologias de Informação e Comunicação será criado um catálogo comum às 15 bibliotecas da RIBBSE, a disponibilizar online, com o objetivo de permitir o empréstimo interbibliotecas.
Por último, a linha de ação Coleção tem como meta a atualização e renovação das coleções em suporte papel e digital.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento