A requalificação da Escola Secundária de Pinhel é «um investimento feito de forma a preparar o futuro de Pinhel», disse o presidente do município esta terça-feira, dia em que a “Cidade Falcão” celebra o seu feriado municipal.
A inauguração desta intervenção foi o ponto alto das comemorações dos 250 anos de elevação a cidade e resultou de um investimento de cerca de 2 milhões de euros. Na sua intervenção, Rui Ventura aproveitou a ocasião para se declarar «bastante orgulhoso» por os alunos pinhelenses terem obtido «todos notas acima da média nacional». A cerimónia contou com a presença da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.
Os trabalhos no complexo construído há cerca de 35 anos e que é atualmente sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel destinaram-se a criar «espaços melhor dimensionados e novas funcionalidades adequadas às atuais necessidades da comunidade escolar», referiu a autarquia. Para tal, foram reformulados e reabilitados os vários edifícios que compõem o estabelecimento escolar, criadas mais salas e construído um auditório. A empreitada permitiu ainda melhorar as condições térmicas e de acessibilidade do estabelecimento de ensino.
Com esta requalificação, a autarquia espera contribuir para atrair alunos dos concelhos vizinhos quando estes deixarem de ter o último ciclo de ensino secundário devido à perda de população. Segundo Rui Ventura, Pinhel, «além de ter a melhor escola do distrito da Guarda», a autarquia vai também disponibilizar transporte gratuito aos estudantes.
As obras foram da responsabilidade do município, que investiu 367.648 euros e assegurou 1,5 milhões de euros de comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Centro 2020. O Ministério da Educação pagou pouco mais de 132.352 euros.
Frente aos Paços do Concelho, o Dia da Cidade começou com o hastear da bandeira e a sessão solene comemorativa dos 250 anos da cidade. Na ocasião foi também inaugurado um painel em bronze com um extrato do alvará real de D. José I que elevou Pinhel a cidade, bem como um painel multimédia com informação autárquica.
À tarde foi desvendada a “Cabine de Leitura” instalada pela Altice no Parque Urbano e inaugurada a primeira fase da requalificação do Parque Municipal da Trincheira. Esta obra destina-se «a manter o que identifica cada um dos pinhelenses e dar-lhe um toque de modernidade», disse Rui Ventura. Na cerimónia participou o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
A partir das 17 horas há pequenos concertos clássicos no Parque Municipal da Trincheira, sendo que as Festas da Cidade de Pinhel, este ano condicionadas devido à pandemia, encerram esta noite (21h30) com um concerto da jovem acordeonista Flávia Castro no Parque Urbano, que convidou alguns amigos a integrar o projeto “Vários Dias Numa Noite”.