Região

Pastel de molho da Covilhã é marca registada

Cropped Pasteldemolho
Escrito por Efigénia Marques

O tradicional pastel de molho da Covilhã já é uma marca registada como forma de preservar as suas características endógenas e de evitar que esta iguaria local seja adulterada.
A inscrição na Marca Nacional Coletiva foi realizada pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, que fica responsável pela gestão da marca. Trata-se de um produto gastronómico feito à base de massa folhada, recheado com carne, que é servido com chá ou molho de açafrão, e que ficou muito associado aos hábitos alimentares da classe operária das fábricas que marcam a história da cidade. «A marca nacional coletiva Pastel de Molho da Covilhã implica qualidade, segurança e confiabilidade do produto, mas também mais valor agregado ao produto e ao território da sua origem», justificou Paulo Carvalho, presidente da confraria, que conta com o apoio da autarquia e da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).
Atualmente, cerca de dez estabelecimentos comerciais já ostentam um certificado de qualidade do Pastel de Molho e para 1 e 2 de julho está agendado o primeiro Festival do Pastel de Molho, que terá lugar no Jardim das Artes, na Covilhã.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply