Os Passadiços do Mondego vão abrir no dia 6 de novembro, anunciou o presidente da Câmara da Guarda.
«Garanto-vos que haverá um antes e um depois dos Passadiços do Mondego. Este é um investimento fundamental para o turismo da Guarda e para toda a região. Será a referência para o turismo e lazer do nosso concelho e de todo o nosso território, com a qual poderemos pensar positivamente no seu sucesso futuro», escreve Sérgio Costa no site do município.
A obra representa um investimento da ordem dos 4 milhões de euros, em parte cofinanciados a 85 por cento por fundos europeus, no âmbito do Centro 2020, FEDER. A inauguração está marcada para o primeiro domingo de novembro, pelas 12h30, e contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Com cerca de 12 quilómetros, o percurso segue pelas margens do rio Mondego e os seus afluentes. Os Passadiços começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale, nos territórios das localidades de Trinta, Vila Soeiro e terminando em Videmonte. O projeto aproveita 5 quilómetros de caminhos já existentes e integra uma zona de 7 quilómetros de travessias, passadiços e três pontes suspensas, onde abundam veredas, açudes, cascatas, levadas e moinhos.
Os Passadiços do Mondego estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO.