Região

Onda de calor coloca distrito da Guarda em alerta de incêndio

Escrito por Emanuel Brasil

Está prevista para hoje a chegada da onda de calor que vai trazer aumentos significativos na temperatura, com várias zonas do país a poderem ultrapassar os 30 graus centígrados. O Alentejo vai ser a zona mais afetada, onde as temperaturas podem mesmo atingir os 39 graus centígrados.
A vaga de calor que tem afetado o hemisfério norte, provocou grandes incêndios na Turquia e na Grécia, mas não deve trazer as mesmas consequências em Portugal. Contudo, o Instituto Português de Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta terça-feira, quatro concelhos do distrito da Guarda (Almeida, Sabugal, Fornos de Algodres e Guarda) em risco máximo de incêndio. O IPMA colocou também os concelhos de Pinhel Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Trancoso, Celorico da Beira, Vila Nova de Foz Côa, Gouveia e Seia em risco muito elevado de incêndio.
O risco de incêndio vai aumentar até ao final da semana em todo o país.
O índice de risco de incêndio, que tem cinco níveis (de reduzido a máximo), é calculado através da temperatura do ar, humidade relativa, quantidade de precipitação nas últimas 24 horas e ainda a velocidade do vento.

Sobre o autor

Emanuel Brasil

Leave a Reply

Financiamento