Região

Novo mercado municipal inaugurado em Vila Nova de Foz Côa

Foz Côa
Escrito por Efigénia Marques

O município de Vila Nova de Foz Côa inaugurou na semana passada um novo mercado municipal dotado de várias lojas e outros espaços comerciais, num investimento de 2,2 milhões de euros.
«Com este novo equipamento, pretendemos trazer para o centro da cidade uma nova dinâmica comercial, através de uma aposta no mercado tradicional. Trata-se de aposta que tem igualmente por missão reinscrever nesta cidade a história do comércio tradicional e dos seus vendedores que vinham à cidade comercializar os seus produtos», adiantou João Paulo Sousa, autarca local. Com traçado contemporâneo, o espaço tem 14 lojas, uma pastelaria, para além de bancas para talhos, frutas, produtos hortícolas e frutícolas. O mercado está virado para um sistema integrado, em que se junta a agricultura com outras atividades económicas de um território que é duplamente Património Municipal da Humanidade da UNESCO.
«Temos de olhar para o comércio tradicional e para os nossos produtos endógenos fazendo com que o comércio tenha mais movimento, criando novas oportunidades de negócio com rendas a preços mais acessíveis para a abertura de novos espaços comerciais», defendeu o edil fozcoense. Para os jovens até aos 35 anos, há uma majoração para a aquisição de lojas situadas neste espaço comercial, que pretendam marcar a identidade comercial e agrícola da região do Douro Superior. Segundo João Paulo Sousa, este novo espaço, dada a sua arquitetura moderna, à semelhança do que já acontece com o Museu do Côa ou Centro Alto Rendimento de Remo do Pocinho, vai ser colocado na Rede Nacional de Arquitetura Contemporânea.
O equipamento é constituído por cinco volumes, sendo que o de maior área é composto por dois pisos e diz respeito à zona do mercado propriamente dito. O piso zero será destinado à venda de produtos frescos e o piso 1 às instalações sanitárias e aos balneários para os funcionários. Os outros quatro volumes são compostos por lojas de comércio, onde se idealiza a venda ao público de produtos regionais e outras atividades complementares, e por um serviço de cafetaria/snack-bar.

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Efigénia Marques

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