Região

Muralha do século XVI revelada por sondagens arqueológicas em Vila Nova de Foz Côa

Muralha
Escrito por Luís Martins

As sondagens arqueológicas em curso no centro histórico de Vila Nova de Foz Côa colocaram a descoberto um troço de muralha que os especialistas acreditam datar do século XVI.
«A localização, dimensões em cerca de 190 centímetros de largura e tecnologia de construção determinaram a sua identificação inequívoca com a muralha de Vila Nova de Foz Côa, cuja construção data provavelmente de finais do século XVI», adiantou a vereadora com o pelouro da Cultura. Segundo Ana Filipe, os trabalhos arqueológicos decorrem no âmbito da implementação da Estratégia Local de Habitação tendo a autarquia adquirido vários edifícios devolutos no centro histórico, para reabilitação e posterior atribuição a famílias carenciadas. «Estes achados terão agora continuidade através de um estudo detalhado da informação histórica existente acerca da muralha de Vila Nova de Foz Côa que se enquadram no programa de reabilitação e valorização do centro histórico da cidade», acrescentou a vereadora.
Ana Filipe acrescentou que, tendo em conta a localização de um dos edifícios, na continuidade da antiga muralha, e a pretensão de executar obras de beneficiação da Torre do Relógio, o município entendeu realizar sondagens arqueológicas de avaliação estratigráfica em fase prévia à execução da obra.
Os trabalhos têm vindo a ser executados por uma equipa de arqueólogos ligados a uma empresa de consultoria em Arqueologia e Património Histórico-cultural. O município fozcoense poderá agora rever todo o projeto de habitação programada para a zona histórica da cidade, dado que o aparecimento destes vestígios arqueológicos, o edifício em causa e toda a sua estrutura será alvo de análise junto das entidades competentes.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply