Região

Município do Fundão integra Rede de Cidades da Aprendizagem da UNESCO

Dsc 0095
Escrito por Efigénia Marques

O Fundão é a única cidade portuguesa que integra a lista das Cidades de Aprendizagem, divulgada este ano pelo Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura da UNESCO.
A instituição justifica o título com o trabalho desenvolvido desde 2012. «O Fundão tem-se focado em inovação territorial para atração de empresas tecnológicas, fomentando o empreendedorismo e promovendo a regeneração urbana. Além disso, desde 2016, a cidade ajudou mais de 253 requerentes de asilo e refugiados com programas de inclusão», lê-se numa nota divulgada pela autarquia. Paulo Fernandes, presidente da Câmara fundanense, não esconde a «satisfação» com este reconhecimento «do trabalho que temos vindo a desenvolver e do forte compromisso que temos com a educação e com a aprendizagem ao longo da vida. Entendemos que esta é essencial, não só para o desenvolvimento sustentável, mas também para reforçar a coesão social e permitir que nos adaptemos da melhor forma a um mundo e a uma realidade que se transformam a uma velocidade vertiginosa».
O autarca recorda ainda que o Fundão também é uma das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, «porque nos orgulhamos de ser uma Terra de Acolhimento onde as nacionalidades são como as cerejas e há sempre lugar para mais uma, o nosso projeto educativo não poderia deixar de envolver todos aqueles que agora chegam à nossa comunidade, oriundos das mais diversas regiões do mundo. Temos consciência de que aprendemos mais e melhor se nos abrirmos ao mundo e ao outro, se conseguirmos colocar-nos no lugar do outro». Manteigas também apresentou uma candidatura à Rede Mundial de Cidades da Aprendizagem da UNESCO, porém não foi aceite. Da lista fazem parte 64 cidades de 35 países.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply