A Câmara de Pinhel lidera o projeto europeu denominado “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” sob o lema “Cidadãos Comprometidos com a Ação Climática Local” e dedicado à ação climática.
O primeiro encontro termina esta quarta-feira na “cidade-falcão” e conta com a participação de 26 cidadãos dos países envolvidos. Pinhel representa Portugal nesta iniciativa que é apoiada pelo Programa CERV (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores). O projeto envolve cidades de mais 12 países da União Europeia: Países Baixos, Eslovénia, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Lituânia e Letónia. Segundo a autarquia pinhelense, «este projeto de rede de cidades visa promover o intercâmbio de boas práticas locais com outros cidadãos europeus em torno da temática proposta, através do diálogo intercultural». O objetivo é permitir «descobrir outras realidades europeias, reforçar a participação ativa e apoiar uma sociedade baseada em valores europeus como a solidariedade e a cooperação». O programa do evento em Pinhel incluiu manhãs de trabalho (no auditório do Agrupamento de Escolas) e tardes de visita ao centro histórico, miradouro da Faia e à adega Casas Altas.
O projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” vai desenvolver-se ao longo de 20 meses, através da realização de seis eventos/encontros, nomeadamente em Santiago de Compostela (Espanha) em novembro; Had-Dingli (Malta) em dezembro; Allimos (Grécia) em fevereiro de 2025; Budapest (Hungria) em abril de 2025 e Sófia (Bulgária) em junho de 2025.