Um antigo lagar de varas em Aldeia do Bispo, no concelho de Penamacor, vai ser requalificado e dotado de uma vertente gastronómica, numa empreitada orçada em cerca de 400 mil euros.
A adjudicação da obra foi aprovada pela Câmara de Penamacor, cujo presidente, António Beites, estima que os trabalhos fiquem concluídos durante este ano. As obras devem ter início «entre março, abril, na pior das hipóteses», antecipou o autarca. O antigo lagar de varas está abandonado «há muitos anos e o intuito é reabilitá-lo e manter a traça original», tornando-o num espaço cultural e gastronómico. «Uma das principais componentes é preservar o passado na área do azeite, que é muito acentuada no concelho. Por outro lado, queremos dar-lhe essa outra componente dinâmica, que pode potenciar uma área gastronómica», adiantou o presidente da Câmara de Penamacor. O edifício é propriedade do município e futuramente será assinado um protocolo com a União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires para definir os termos da exploração, sendo que a concessão do espaço de restauração «pode estar em cima da mesa».
Aquando do lançamento do concurso, a proposta de ampliação e alteração do edifício previa a construção de uma cozinha, de um bar, de instalações sanitárias e a construção de mais um piso para a instalação de escritórios, além de uma sala de eventos.