Região

Município de Fornos de Algodres lança “Cheque Reabilitação”

Dsc 0058
Escrito por Efigénia Marques

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Município de Fornos de Algodres foi implementado o Programa Municipal “Cheque Reabilitação”, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos fornenses, em especial dos idosos e pessoas com baixo rendimento.
«Usufruir de um envelhecimento ativo, saudável, com a devida autonomia e independência constitui hoje a maior premissa de responsabilidade individual e coletiva que se traduz num significativo desenvolvimento económico do país e do nosso concelho em particular», justifica a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR. Para Manuel Fonseca, presidente da Câmara de Fornos de Algodres, este é um apoio que pretende «colmatar algumas deficiências que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) tem» porque «o que acontece muitas vezes é que o SNS não consegue, nos primeiros dias, depois da prescrição médica, arranjar um fisioterapeuta que consiga dar resposta às pessoas que necessitam de fisioterapeuta». O edil acrescenta que que este apoio só é dado «se nos primeiros 15 dias não for possível arranjar forma, através do SNS, que esse utente tenha as suas sessões de fisioterapia».
Para além disso, a autarquia «também avaliará em termos sociais a situação» de cada beneficiário. Prevê-se que esta medida abranja cerca de 100 utentes que terão 50 por cento do valor das 10 primeiras sessões de fisioterapia pagas pelo município. «Vamos ver o que vai acontecer este ano e, naturalmente, para o próximo iremos avaliar em termos financeiros o impacto que esta medida tem no orçamento da Câmara», que tem destinados cerca de 10 mil euros para a aplicação do “Cheque Reabilitação”.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply