Região

Misericórdia do Fundão requalifica lar de idosos por cinco milhões

Lar
Escrito por Efigénia Marques

A Misericórdia do Fundão vai investir mais de 5 milhões de euros na requalificação e ampliação da estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI).
O auto de consignação da obra foi assinado no final de setembro e a empreitada tem um prazo de execução de vinte meses, durante os quais os utentes ficarão instalados no Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo (Covilhã). Os trabalhos vão permitir aumentar a capacidade de acolhimento do lar, que passará a disponibilizar uma centena de vagas – atualmente tem 86. Em comunicado, a instituição fundanense realça que está projetada «uma moderna e funcional ERPI» no local do atual Lar da Misericórdia, um edifício com mais de 120 anos. «Apesar das inúmeras obras feitas, o imóvel encontra-se em deficientes condições, sendo necessário dar cumprimento às exigências legais, sob pena de encerramento deste estabelecimento», adianta a Misericórdia, lembrando que a renovação deste espaço constitui, «desde há vários anos, uma das grandes prioridades da Mesa Administrativa».
A empreitada resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do programa PARES, que representa um apoio de 2,6 milhões de euros, o que equivalia a 70 por cento do valor previsto da obra em 2020, mas os «significativos aumentos» registados desde então duplicaram o custo da obra, refere a instituição. A requalificação e ampliação do edifício foi adjudicada por 5,1 milhões de euros, dos quais a Misericórdia do Fundão terá de suportar cerca de três milhões de euros.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply