O 11º Festival do Vinho do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa, foi inaugurado esta tarde pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que começou por recordar que o «território tem especificidades que têm de ser atendidas. São adversidades que não nos diminuem, mas que nos complementam».
José Manuel Fernandes nota que regiões como a de Foz Côa «não precisam de favores, precisam sim de ser tratadas com justiça», e acrescenta que os «Fundos Europeus e devem ser usados para diminuir as assimetrias regionais e devem ser usados para promover a competitividade e, sobretudo, a coesão territorial».
O ministro da Agricultura conclui que «dá muito trabalho evitar problemas e hoje estamos a viver problemas que poderiam ter sido evitados» pelo que adianta que estão a «proteger as denominações de origem protegida». José Manuel Fernandes confia que «em conjunto encontraremos soluções que já deviam ter sido encontradas e conseguiremos planear o futuro de forma a que haja progresso e sucesso».