Região

Maior presépio natural atrai milhares de pessoas ao Sabugal

Img 3140
Escrito por Carina Fernandes

Alguns milhares de pessoas já visitaram o presépio natural do Sabugal, que este ano está no largo em frente ao tribunal da cidade raiana, onde ocupa 1.500 metros quadrados.

A inauguração do espaço aconteceu na sexta-feira e a afluência de visitantes no primeiro dia surpreendeu o presidente da Câmara. «Estou surpreendido pelo facto de termos tido tanta gente, o que confirma que o presépio já é claramente um projeto estruturado», disse Vítor Proença a O INTERIOR. Houve quem, como Manuel Fonseca, que achou o presépio «pequeno em relação aos outros anos», mas independentemente disso sublinhou que «continua muito bonito». A generalidade das opiniões era de que o espaço «está muito bom, não tem explicação», como disse Cândida Ferreira, natural do Sabugal, que acrescentou estar «sem palavras» por nunca ter visto «uma coisa assim tão maravilhosa».

Uma opinião partilhada por António Maria: «Está tudo muito bonito e estão aqui várias horas de trabalho», elogiou. O entusiasmo foi notório entre os visitantes, alguns deles vindos de Espanha, e os sabugalenses, como era o caso de Maria da Piedade, que se disse «feliz por ter um presépio como este na terra. Não há mais nenhum assim». Também Manuel Frade, que veio ver esta recriação do presépio de Belém pela primeira vez, ficou encantado. «Estou a achar muito bonito, é um presépio que deu muito trabalho», realçou. Já não há dúvidas que o “cabeça de cartaz” do Natal no Sabugal é claramente o presépio natural, que vai «atrair muita gente».

Essa é a expetativa do autarca local. Para Vítor Proença, o município pretende é que «as pessoas visitem o território e façam mexer a economia local», um objetivo que tem «vindo a ser conseguido» nos últimos anos com esta atividade, sendo que no Natal a «diáspora visita o território e o madeiro tradicional». Este ano o presépio natural mudou da zona do Castelo para o centro da cidade e com isso ganhou «outra dimensão, tem mais área e novas características», disse o edil sabugalense. Este evento de animação natalícia é uma «aposta muito séria do município» e um projeto «já não só local, mas de nível nacional». Segundo Vítor Proença, é através «de eventos deste género, que atraem visitantes, que o município se desenvolve».

Manda a tradição que o presépio seja construído todos os anos com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade e é complementada por um programa de animação que inclui um mercadinho de Natal, momentos musicais, pista de gelo ecológica, animação itinerante, oficinas dirigidas aos mais novos, exposição de sensibilização ambiental de Eco-Árvores, entre muitas outras surpresas.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply