Região

Ligação do IP5 à fronteira espanhola por autoestrada lançada no dia 20

Escrito por Luís Martins

O primeiro-ministro anunciou, esta terça-feira, que o Governo se prepara para lançar, no próximo dia 20, a empreitada rodoviária para a conclusão da ligação do Itinerário Principal 5, entre Vilar Formoso e a fronteira espanhola, que terá um perfil de autoestrada.

António Costa falava no início de um almoço com cerca de três centenas de membros da Câmara do Comércio e da Indústria Luso-espanhola, em Lisboa. O chefe do Governo abordou a próxima cimeira luso-espanhola, no dia 21 deste mês, em Valhadolid, para salientar que o tema, tal como há dois anos, em Vila Real, voltará a ser o desenvolvimento das regiões transfronteiriças.

«A próxima cimeira dará sequência a uma temática fundamental. Um facto particularmente significativo porque demonstra bem uma opção estratégica dos dois países», disse o primeiro-ministro. «O que se passa na fronteira entre Portugal e Espanha é atípico relativamente àquilo que acontece nas regiões transfronteiriças no conjunto da União Europeia. No resto da Europa, as regiões transfronteiriças tendem a ser as mais ricas. Ao fim de séculos de costas voltadas, as regiões transfronteiriças ibéricas são das mais pobres e abandonadas», lamentou António Costa.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta