O concurso público para a requalificação da Escola Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, em Vila Nova de Foz Côa já foi anunciado em Diário da República, depois da CCDR-Norte ter recebido luz verde da candidatura apresentada ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O município vai ter à disposição 4,1 milhões de euros para remodelar os «quatro blocos da escola», explica o autarca local, João Paulo Sousa, que lembra que o executivo já tinha candidatado a «requalificação dos balneários escolares». O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa nota que «há vários anos que não se faziam requalificações na escola, pelo que esta obra será de grande envergadura e complexidade».
O edil nota que os trabalhos têm de estar terminados em «julho de 2026, quando terminam os prazos do PRR», mas de qualquer das formas «a obra já está a concurso» e João Paulo Sousa promete que vai fazer tudo o que está ao «alcance para cumprir o prazo».
A Secundaria Tenente Coronel Adão Carrapatoso, sede do Agrupamento de Escolas de Foz Côa, é frequentada por 420 alunos de vários escalões de ensino. Com as obras, surge a necessidade de «realojar todos os alunos», e o autarca de Vila Nova de Foz adianta que o município está a fazer uma «candidatura paralela não comparticipada, no valor de 600 mil euros, para realojar os estudantes em contentores». E João Paulo Sousa termina com a nota que a escola secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso vai ser «uma das mais modernas do distrito».