A Câmara de Trancoso inaugurou esta sexta-feira o Centro Escolar da Ribeirinha, em Palhais, que vai acolher cerca de 30 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico das localidades vizinhas no próximo ano letivo.
O projeto teve um custo total de 645.451 euros, equipamento incluído, e dispõe de biblioteca, salas de aula e de estudo, bem como uma cozinha e refeitório. «Concretiza-se o sonho do presidente da Câmara, dos alunos, dos professores e dos pais desta zona do concelho de Trancoso», disse Amílcar Salvador na inauguração do edifício.
O centro escolar foi construído num terreno doado para o efeito por Orlando Amaral, coronel reformado do Exército e natural de Palhais, num gesto saudado pelo secretário de Estado da Educação João Costa: «Foi um acto de grande generosidade. É um exemplo e vai ser sempre lembrado através da placa descerrada no hall de entrada deste centro escolar. É obrigatório que os professores trabalhem a história local e evoquem os seus melhores, como é o caso do coronel Orlando Amaral»
Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.