O Município de Pinhel comemora, esta quarta-feira, os 251 anos de elevação a cidade. Para assinalar a data, a edilidade planeou um dia preenchido com inaugurações, com destaque para o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel e o Centro de Bem-Estar Animal.
O primeiro é um investimento de 150 mil euros integrado nas duas torres do Castelo e pretende a valorização das mesmas. O objetivo é que através de conteúdos interativos os visitantes das torres conheçam a importância de Pinhel e os seus territórios na defesa da nacionalidade e das próprias vivências da Idade Média. «Estamos muito focados na questão do turismo e se há um ex-libris em Pinhel são as torres do castelo. As pessoas vão de propósito ao local e o centro interpretativo será um espaço de referência que fará com que quem nos visita perceba o que pode conhecer em Pinhel», salientou Rui Ventura, presidente da Câmara Municipal de Pinhel.
Quanto ao Centro de Bem-Estar Animal o autarca considera que esta é uma infraestrutura que «será uma mais valia não só para Pinhel como para os concelhos limítrofes». O novo equipamento da Cidade Falcão com uma área total de mais de 8000m2, cerca de 6000m2 espaço verde exterior foi instalado no antigo Parque de Leilões de Gado e totalmente financiado pela EDP Energia. Apesar da sua inauguração ter decorrido esta manhã, «o Centro de Bem-Estar Animal ainda carece de alguns equipamentos que o Município de Pinhel vai adquirir o mais brevemente possível», salientou Rui Ventura.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), também esteve presente nas inaugurações e em declarações aos jornalistas salientou que estes são dois projetos «que valorizam toda uma região e são essenciais para o seu desenvolvimento».
O Feriado Municipal prossegue com inaugurações, nomeadamente do Carro do Canhão, do Photopoint e das obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia de Pinhel.