O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) assinala esta segunda-feira, em Vila Nova de Foz Côa, o Dia Mundial do Combate à Desertificação e Seca, que se comemora a 17 de junho.
O futuro da gestão dos solos é o tema da efeméride e no Museu do Côa terá lugar uma conferência intitulada “Unidos pela Terra. O nosso legado. O nosso futuro”, a partir das 14h30. A sessão resulta de uma parceria entre o ICNF e a Fundação Côa Parque com o objetivo de promover «uma reflexão construtiva sobre a problemática da gestão futura da terra, como recurso prioritário e garante de vida e prosperidade para milhares de pessoas em todo o mundo», adianta a organização.
«Pretende-se que este dia concorra para a cooperação e concertação entre atores, para a implementação de medidas efetivas, nomeadamente ao nível do restauro da biodiversidade, da adaptação de culturas às condições edafoclimáticas, da gestão sustentável dos recursos hídricos, entre outras que reforcem a resiliência do território à seca e demais efeitos das alterações climáticas, visando o seu desenvolvimento coeso e sustentável», acrescentam os promotores.
Participam na conferência João Paulo de Sousa, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa; Aida Carvalho, presidente da Fundação Côa Parque, e Sandra Sarmento, diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte e vogal do Conselho Diretivo do ICNF; bem como Tomás Figueiredo e Felícia Fonseca, professores do Instituto Politécnico de Bragança, entre outros convidados.