O Governo anunciou a construção de uma nova barragem em Fagilde, concelho de Viseu, a 100 metros a jusante da barragem atual. Falamos de um investimento que ultrapassa os 30 milhões de euros e a novidade foi dada pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
«É com gosto que venho anunciar que se encontram reunidas as condições para se avançar com a construção de uma nova barragem em Fagilde. A atual já não é suficiente e apresenta fragilidades e deficiências e deterioração com o tempo», explica a ministra do Ambiente e Energia. A atual barragem «foi construída em 1984, com uma capacidade de 2.8 hectómetros cúbicos, sendo que com obras foi aumentada para 4.2. O objetivo da nova barragem é ter capacidade para 7.5 hectómetros cúbicos», acrescenta.
O investimento está entre os «30 e os 32 milhões de euros, que serão uma parte de fundos europeus, outra da APA e outra do Sistema de águas, nomeadamente as Águas de Portugal», pormenoriza Maria da Graça Carvalho. A ministra deverá regressar a Viseu entre setembro e outubro para apresentar detalhes técnicos.