Região

GNR inicia “Censos Sénior 2021”

Gnr
Escrito por Efigénia Marques

Ao longo deste mês, a Guarda Nacional Republicana (GNR) volta a promover, a nível nacional, a operação “Censos Sénior 2021”.
«Os militares irão realizar um conjunto de ações, junto das pessoas idosas, privilegiando as que estão em situação vulnerável e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como na identificação dos cuidadores informais e sua sensibilização», clarifica a GNR em comunicado enviado às redações. No que toca ao distrito da Guarda, o Comando Territorial estima que os números aumentem face ao ano anterior «porque, de dia para dia, vamos tendo conhecimento de novas situações», adianta o major Marco Pina.
Após sinalizados os idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, a GNR, «mediante as necessidades dos mesmos, acaba por encaminhar as situações para outras entidades competentes, principalmente entidades de apoio social e os municípios», acrescenta o oficial. Este ano estão evolvidos nos “Censos Sénior” 24 militares que estão diretamente empenhados no policiamento comunitário ao longo do ano. Na operação anterior foram sinalizados no distrito da Guarda 4.624 idosos a viverem sozinhos e/ou isolados ou noutra situação de vulnerabilidade. Os concelhos do Sabugal, Trancoso e Almeida lideravam a lista de casos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply