Região

Fruticultor de Vale Formoso ganha bolsa de 20 mil euros

Vencedores Bolsa 2023
Escrito por Efigénia Marques

A Academia do Centro de Frutologia Compal, no âmbito do 10º aniversário, entregou três bolsas de instalação, no valor total de 60 mil euros, a três empresários frutícolas cujos projetos se destacaram.
João Almeida, de Vale Formoso, foi um dos vencedores e vai receber uma bolsa de 20 mil euros. Tem 32 anos e um pomar de 11 hectares de pêssegos instalado naquela freguesia do concelho da Covilhã, onde o apoio será investido «na reconversão de seis hectares de área ardida, onde 5,6 hectares passarão a ser uma área nova de pêssego e 0,6 hectares são destinados a um campo de ensaio a desenvolver em parceria com a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco», adiantam os promotores em nota enviada a O INTERIOR. Mónica Alves, de 43 anos com uma instalação de mirtilos em Resende (Viseu), e Michele Rosa, também de 43 anos, com pomares de figos, pêssegos e damascos localizados em Adofreire (Torres Novas), foram outras duas empresárias frutícolas que este ano se destacaram.
«Foram valorizados o grau de conhecimento técnico, o desenho estratégico do seu negócio e o impacto ambiental e práticas de sustentabilidade a aplicar. Para além de competências reforçadas, cada um dos três vencedores leva uma bolsa de instalação no valor de €20.000 para apoiar e aplicar nos projetos apresentados». A Academia do Centro de Frutologia Compal conta com mais de 130 empreendedores frutícolas, que participaram em mais de 550 horas de formação, distribuídos por 79 municípios de norte a sul de Portugal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply