Os rebanhos e os pastores regressaram a Manteigas esta sexta-feira na abertura da “Festa do Pastor”, que decorre até domingo no centro histórico da vila em homenagem «a quem tanto deu e contribuiu para o desenvolvimento de Manteigas e da Serra da Estrela no século passado», disse Flávio Massano, presidente da autarquia serrana, na abertura do evento.
Na primeira edição há produtos endógenos do Geopark Estrela, com produtores de Videmonte e Valhelhas (Guarda), bem como do Sabugueiro (Seia), e do concelho que é conhecido por ser o “coração” da Serra da Estrela. Durante os três dias haverá animação de rua, tasquinhas, produtos GEOfood, espetáculos musicais, teatro e oficinas.
Para o final da tarde de sábado está agendada a apresentação, na Praça Luís de Camões, dos projetos “Queijeiras”, das Aldeias de Montanha; da “Burel Design Week”, uma parceria entre a rede das Aldeias de Montanha e a autarquia manteiguense; da Grande Rota da Transumância, da Gardunha 21 e do PROVERE – Inature, e do programa “Trilhar – Caminhos da Sustentabilidade”, uma parceria da Câmara de Manteigas e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO.
Quatro iniciativas que a autarquia espera poderem contribuir para «fortalecer a atratividade e a genuinidade do nosso território».