Região

Fecho da linha da Beira Alta já custou quase 8 milhões em autocarros entre a Guarda e Coimbra

Escrito por Luís Martins

A CP – Comboios de Portugal já gastou 7,9 milhões de euros na contratação de autocarros que operam na Beira Alta, entre Coimbra e Guarda, como alternativa à linha ferroviária, que desde abril de 2022 está encerrada para obras, da responsabilidade da IP – Infraestruturas de Portugal.

Segundo o jornal “Público” desta quinta-feira, estima-se que a transportadora ferroviária tenha prejuízos de, pelo menos, sete milhões de euros por não poder operar com os seus comboios naquela linha. No que toca às mercadorias, a IP não revelou o valor de compensações já pagas à Medway e à Captrain (antiga Takargo) por estas não poderem operar na Beira Alta.

Apenas a Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF) referiu que esse valor “é exclusivamente para suportar o acréscimo de custos incorridos com o desvio pela Beira Baixa, considerando os comboios que eram realizados antes do encerramento”, que estava previsto durar apenas nove meses. A Linha da Beira Alta é considerada um dos principais canais para as exportações e importações das mercadorias em Portugal. As obras de modernização e de aumento de capacidade representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020.

 

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Luís Martins

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