A Estação Náutica do Alto Côa – ENAC, no município do Sabugal foi certificada no terceiro encontro de Redes de Estações Náuticas de Portugal (realizado a 11 e 12 de abril, na Estação Náutica de Vilamoura). Na sessão, Amadeu Neves, vereador da Câmara Municipal do Sabugal, destacou a importância do reconhecimento dizendo que a ENAC pretende «assumir-se como um importante catalisador do turismo no concelho do Sabugal, promovendo a região como um destino de referência para desporto e lazer».
A autarquia destaca que a Estação Náutica do Alto Côa está inserida na estratégia de Turismo Cultural em Águas do Interior, cuja missão é «contribuir para a afirmação de um polo turístico de excelência que oferece atividades náuticas e desportivas de montanha e turismo de natureza, respeitando as melhores práticas ambientais, e seja motivador do desenvolvimento económico e social, tirando partido e integrando a envolvente paisagística e cultural regional claramente identificadora e diferenciadora da região».
A Estação Náutica do Sabugal (ENAC) aparece como um destino de desporto e lazer, que abrange a competição de remo e canoagem em altitude e o lazer familiar, da aprendizagem à prática livre. É a 11ª Estação Náutica do país.