Quatro escolas do distrito da Guarda recolheram mais de cinco toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo, no âmbito da 13ª edição da “Escola Electrão”.
A Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira, foi a mais ativa neste desafio ao recolher 2.580 quilos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, o que valeu um cheque-prenda de 225 euros que poderá ser trocado por novos equipamentos elétricos. Nesta edição houve sete escolas inscritas no distrito da Guarda, quatro das quais estiveram mais mobilizadas.
A Secundária do Sabugal foi a segunda com mais resíduos recolhidos, 1.440 quilos, tendo recebido um cheque-prenda de 150 euros. A Escola Básica e Secundária de Manteigas fechou o pódio com 560 quilos e um cheque-prenda de 75. Já a Escola Básica e Secundária da Sé, na Guarda, ficou-se pelos 320 quilos e não obteve cheque-prenda.
A nível nacional, a campanha “Escola Electrão”, dinamizada pelo Electrão, permitiu recolher, mais concretamente, 15 toneladas de pilhas; 7 toneladas de lâmpadas e 337 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras, entre outros aparelhos. A iniciativa decorreu entre setembro de 2023 e junho de 2024.