Depois de divulgados os resultados do concurso de vinho “VinDuero-VinDouro”, em setembro deste ano, a entrega de prémios decorreu, este sábado, em Pinhel.
Este ano o concurso contou com cerca de mil referências de vinhos provenientes de 80 regiões de Denominação de Origem Controlada de Espanha e Portugal, dos quais 18 da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI) foram premiados, e destes 13 são de produtores pinhelenses com destaque para os vinhos Aforista, que receberam oito medalhas (sete de ouro e uma de prata).
Além das medalhas obtidas pelo Aforista, a Beira Interior teve outros vinhos premiados como os tintos Varanda do Castelo (2015) e Pinhel Celebração 65, ambos da Adega de Pinhel e de 2015 que obtiveram ouro. Tal como o tinto Entrevinhas, de 2018, da Sociedade Agropecuária BIU, o tinto Quinta dos Termos Vinhas Velhas, de 2018, da Quinta dos Termos, e o tinto Adega 23 Reserva, de 2018, da Adega 23. Já os branco Bodas Reais, de 2019, da Adega Cooperativa Beira Serra (Vila Franca das Naves), e o tinto Entre Serras, de 2018, de Almeida Garret, conquistaram a prata.
O melhor vinho a concurso foi o Palmares Vinho Branco da Caves da Cerca com uma pontuação de 99 pontos.
O júri do concurso ibéricoVinDuero-VinDouro foi composto por um painel de 40 mulheres e 40 homens, provadores provenientes de Portugal, Espanha, outros países europeus e da América Latina.