Região

Empresários de Celorico da Beira que aderiam ao “Comércio Investe” continuam sem respostas

Escrito por Jornal O Interior

Passado mais de um mês de O INTERIOR ter noticiado a falta de cumprimento do Programa “Comércio Investe”, em Celorico da Beira, ainda nada foi feito e os empresários locais continuam a aguardar pelos apoios prometidos.
Recorde-se que este programa foi lançado em 2016 e tinha como objetivo a modernização do comércio local, numa parceria entre a Associação Comercial da Guarda, o IAPMEI, e a Câmara Municipal de Celorico da Beira. À autarquia cabia a participação de cerca 40 mil euros no projeto, sendo que destes já terão sido transferidos para a ACG 20 mil euros. Confrontado por O INTERIOR, IAPMEI e ACG descartam culpas nos atrasos e os comerciantes que aderiram programa continuam «sem receber qualquer explicação», afirmou Jonatas Rodrigues, um dos comerciantes lesados. No entanto, «através de um contacto informal com um funcionário da ACG» Jónatas Rodrigues sabe que «as coisas não estão fáceis e situação não parece ser fácil de resolver».
Entretanto o empresário já reuniu «uma série de documentos», que tenciona enviar à ACG, onde consta «uma carta subscrita por todos os comerciantes que aderiram ao programa, bem como uma cópia do contrato de todos eles, uma cópia do contrato em que foi decidido o apoio e a forma como tudo seria feito». O comerciante espera agora o apoio da autarquia para dar seguimento à missiva.
O programa previa um investimento total de 278 mil euros, dos quais 128 mil correspondiam a ações a realizar pela ACG, sendo o restante da responsabilidade das empresas aderentes ao projeto. Como contrapartida foi atribuído pelo Fundo de Modernização do Comércio um cofinanciamento no valor de 157 mil euros.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply