A empresa espanhola Five Bioenergy vai instalar, no concelho de Pinhel, a sua primeira central de biogás renovável em Portugal.
O anúncio foi feito esta segunda-feira na sequência de uma reunião entre o presidente da autarquia, Rui Ventura, e o CEO da Five Bioenergy, Iñigo Asensio, que decorreu nos Paços do Concelho. Segundo os promotores, a central de biogás terá capacidade para tratar 240 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, estimando-se uma produção anual de 110 mil MWh de biogás.
«Para a concretização deste projeto, a empresa espanhola, que se rege pelos princípios da sustentabilidade, proximidade e circularidade, prevê um investimento de 25 milhões de euros, bem como a criação de 15 empregos diretos e cerca de 45 empregos indiretos», adianta o município pinhelense em nota enviada a O INTERIOR.
«Este novo projeto de energias renováveis representa mais um passo no sentido de atrair as indústrias mais inovadoras e com maior impacto social. Pinhel tem uma localização ideal para não só suprir a procura interna que será gerada por este novo combustível, como também poderá ser exportado através de diferentes
plataformas logísticas», realça Rui Ventura.