A Altice está a negociar a venda do seu centro de processamento de dados (data center), localizado na Covilhã, por 100 milhões de euros. O objetivo é fechar negócio até ao início de julho, de acordo com o “Jornal Económico” da passada sexta-feira.
Segundo o semanário, o fundo Horizon Equity Partners está na frente para comprar o ativo, sendo que a conclusão da venda deverá concretizar-se até ao início do quarto trimestre deste ano, aguardando pelas autorizações necessárias dos reguladores. O centro de dados da Altice é um dos maiores do país e no qual a operadora de telecomunicações investiu cerca de quatro milhões de euros para realizar a migração de toda a infraestrutura de suporte ao portal Sapo. Em dezembro passado, a Bloomberg noticiou que a Altice estava a ponderar a venda do centro de dados, apontando que «o desinvestimento da operação na Covilhã» daria à empresa cerca de 200 milhões de euros.
A venda surge na sequência do objetivo da multinacional reduzir a dívida global do grupo, que superava os 30 mil milhões de euros no fim de 2022. O data center da Covilhã foi inaugurado em setembro de 2013 e, inicialmente, previa-se que viesse a criar 400 postos de trabalho diretos e mil indiretos, com elevado grau de especialização. Os quatro módulos, de três mil metros quadrados cada, projetados por Carrilho da Graça teriam capacidade para mais de 50 mil servidores com 30Pbytes (podendo armazenar mais de 75 milhões de filmes em HD, mais de 14 mil milhões de fotografias e mais de 3 mil milhões de músicas). Contudo, apenas um bloco foi construído e foram criados cerca de 200 postos de trabalho.