Começa no sábado a primeira edição do Festival Côa – Corredor das Artes que vai decorrer em julho consecutivamente no Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa.
A iniciativa é da Rewilding Portugal e contempla espetáculos de música, dança, teatro, circo contemporâneo, arte de rua, mostras de cinema ambiental, sessões de “showcooking”, videoperformance e magia. Durante o próximo mês haverá também oficinais, caminhadas, aulas de desporto, corridas artísticas e visitas de campo e de natureza, visitas guiadas às áreas geridas pela Rewilding e ao património da região. Está ainda programada a observação de vida selvagem e visitas às gravuras rupestres do Vale do Côa. No cartaz musical destacam-se as atuações de Surma (Pinhel), Noiserv (Figueira de Castelo Rodrigo), Márcia (Almeida), Criatura e Metamito (Vila Nova de Foz Côa), além de Manuel João Vieira e La Baq (Sabugal). Os espetáculos têm entrada livre.
Durante o festival serão inauguradas e visitadas seis peças artísticas de grandes dimensões, realizadas apenas com materiais naturais pelos artistas Marcelo Moscheta, Rumen Dimitrov, elparo, Antony Lyons, Gaspard Combes e Michèle Trotta, que estiveram na região em residência artística, entre abril e junho. Já no festival de cinema ambiental “Do(C)ôa Nature Film Festival” serão premiados o melhor realizador e o melhor realizador jovem, tendo sido selecionados 17 finalistas. O Festival Côa – Corredor das Artes começa no Sabugal (1 a 4 de julho), Almeida (5 a 10), Figueira de Castelo Rodrigo (11 a 16), Pinhel (17 a 23) e Vila Nova de Foz Côa (24 a 30).