O município de Seia já inaugurou o novo Centro Interpretativo da Ovelha Serra da Estrela (CIOSE), localizado no n.º 2 da Rua Direita, em Santa Marinha, e desenvolvido pelo Grupo Valor do Tempo. Ao longo dos «três séculos de existência» o edifício que agora recebe o CIOSE já teve outros usos: «antiga Casa da Câmara e Cadeia, chegando a ser também Tribunal, conhecida por se localizar no Largo da Praça junto do Pelourinho de Santa Marinha, este do início do século XVI», explica a equipa do Centro Interpretativo.
O edifício foi adaptado durante o ano de 2022 e 2023 e encontra-se inserido na «Zona Geral de Proteção do Pelourinho de Casal de Santa Marinha, este classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público», afirma o CIOSE.
A autarquia reforça que é um «importante equipamento que muito prestigia o Concelho de Seia e a região da Serra da Estrela, com o propósito de preservar, divulgar e valorizar a raça autóctone Ovelha Serra da Estrela, bem como a sua importância económica, histórica e cultural».