Um cavaleiro morreu este sábado na sequência de uma cornada de um touro no encerro da Freineda, no concelho de Almeida.
Segundo apurou O INTERIOR, o homem de 53 anos foi colhido com gravidade, «na zona da femoral», de acordo com uma testemunha, após o cavalo que montava ter caído durante do percurso de encaminhamento dos touros do campo para a praça da aldeia, uma tradição que integra as festas de Santa Enfémia.
«Ele foi colhido pelo touro em cima do cavalo, que tinha caído», acrescentou a mesma fonte. Os populares presentes no local e a equipa dos bombeiros de Almeida mobilizada para o encerro e a garraiada da Freineda ainda prestaram os primeiros socorros e manobras de estabilização, tendo a vítima sido transportada para o Hospital Sousa Martins, na Guarda, onde acabou por falecer durante a tarde.
Carlos Martins Pombo (na foto abaixo) era natural da Lageosa da Raia (Sabugal), onde residia desde que regressou de França, e um cavaleiro habitual e com experiência nos encerros que se realizam anualmente nas aldeias fronteiriças do concelho do Sabugal e Almeida. É a primeira vítima mortal por haste de touro na zona raiana desde o início da década de 90 do século passado.