Região

Castelo Rodrigo vai ser a primeira localidade do país com mobilidade 100% sustentável

123
Escrito por Efigénia Marques

A Associação Aldeias Históricas de Portugal, a Renault Portugal e o município de Figueira de Castelo Rodrigo vão colaborar para tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal continental com mobilidade 100 por cento sustentável, livre de emissões de dióxido de carbono e de ruído.
Este projeto-piloto vai ao encontro do plano delineado pelas Aldeias Históricas para «promover, através do património, o território e trabalhar em torno de eixos estratégicos como a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Tentamos colocar cada uma das aldeias com a sua própria atividade e especialização, procurando dar resposta a cada um desses eixos», adianta António Robalo, presidente da associação de desenvolvimento turístico sediada em Belmonte, em declarações a O INTERIOR. «O protocolo assinado faz com que uma das empresas seja responsável pelo desenvolvimento técnico e na disponibilização de viaturas elétricas e o município para a própria gestão dessa frota», acrescenta o responsável.
Assim, a Renault vai ceder carros elétricos dos modelos Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E. aos residentes e profissionais que exercem atividade na localidade, bem como aos visitantes. Para assegurar a logística da iniciativa, «a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo está a criar, à entrada de Castelo Rodrigo, um ecoparque onde ficarão as infraestruturas de carregamento das viaturas» e onde os interessados poderão requisitar os veículos. António Robalo refere ainda que o processo de distribuição dos automóveis será da responsabilidade da autarquia. Apesar de Castelo Rodrigo ser a primeira aldeia a receber a iniciativa, «a ideia é que se replique pelas restantes Aldeias Históricas, tal como outros processos de indústrias criativas», revela o presidente da Associação das Aldeias Histórias.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply