Região

Câmara do Fundão contra prospeção de lítio no concelho

Escrito por Luís Martins

O município do Fundão está contra a eventual prospeção de lítio no concelho numa área que coincide com o regadio da Cova da Beira, e exigiu saber se os pareceres dos municípios são mesmo vinculativos, como previsto na lei.

«Obviamente vemos isto com muita apreensão e vamos fazer uma exposição imediata aos membros do Governo e à Direção-Geral de Energia e Geologia, porque a área em causa contraria tudo o que foi o posicionamento do município», disse Paulo Fernandes.

Entre as seis zonas para a prospeção daquele mineral está uma área que abrange os concelhos do Fundão, Covilhã, Belmonte e Guarda (“Guarda-Mangualde C” (Blocos N e S)). Para o autarca, tal área nunca poderá avançar para uma exploração por coincidir com área de regadio, com zonas de reserva ecológica nacional (REN) e de reserva agrícola nacional (RAN) e até com localidades.

«Não faz sentido nenhum estarmos a promover uma prospeção numa zona de regadio, onde Estado português investiu cerca de 320 milhões de euros e que é um dos pulsares agrícolas do país», considera Paulo Fernandes.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply