Região

Câmara de Foz Côa renova parceria com a CP

Rota Cp
Escrito por Carlos Gomes

Rota das amendoeiras, a mais antiga da CP, visa promover o território do Douro numa combinação de turismo ferroviário e cultural

A CP-Comboios de Portugal e o município de Foz Côa renovaram a sua parceria para a edição de 2025 do programa das Amendoeiras em Flor, tendo por base a mais antiga rota turística da CP. Uma iniciativa que visa promover o território por meio de uma combinação única de turismo ferroviário e cultural.
O presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, evidenciou o potencial turístico da região do Douro, anunciando um programa de viagens turísticas aos fins de semana entre a cidade do Porto e o Pocinho, concelho de Vila Nova de Foz Côa, proporcionando «a oportunidade de conhecer a região a bordo de um comboio histórico».
Pedro Moreira acrescentou que «os participantes têm a possibilidade de tomarem o pequeno-almoço a bordo das carruagens Schindler com janelas panorâmicas, assim como uma carruagem Sorefame, recentemente recuperada para funcionar como restaurante».
A autarquia disponibiliza autocarros para levar os passageiros da estação do Pocinho a Vila Nova de Foz Côa, para uma visita guiada ao Museu do Côa, onde se pode saber mais sobre a arte rupestre, e almoço no local para quem escolher esta opção. O programa também inclui um passeio até Castelo Melhor, com visita guiada ao amendoal.
O presidente da CP evidenciou ainda que a atividade, integrada na Festa da Amendoeira em Flor «procura promover o território e unir a histórica Linha do Douro a uma região duplamente reconhecida» como Património Mundial da Humanidade e que o sucesso da iniciativa nos anos anteriores demonstra «a importância do turismo ferroviário para a coesão territorial, trazendo visitantes do litoral para o interior», mencionando ao mesmo tempo a possibilidade de expansão do percurso turístico na Linha do Douro até Barca d’Alva, caso a requalificação desse troço de 23 quilómetros se concretize. (Ver notícia sobre linha Pocinho-Barca d´Alva)
O presidente da Câmara de Foz Côa, João Paulo Sousa, sublinhou a inauguração, dentro de alguns dias, de um posto de turismo na estação do Pocinho para «fortalecer a ferrovia como uma porta de entrada para o concelho».
O programa que junta a CP e a Câmara de Foz Côa cumpre-se mais uma vez a partir do próximo sábado, 15 de fevereiro, com viagens aos fins de semana, até ao dia 2 de março.

Sobre o autor

Carlos Gomes

Leave a Reply