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Associação Luzlinar lidera projeto de investigação

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Escrito por Jornal O INTERIOR

A Associação Luzlinar, sediada no Feital (Trancoso), lançou o projeto “ARS – Arte e Ciência Estrutura de Investigação” em parceria com as autarquias do Fundão, Guarda, Celorico da Beira e Belmonte e a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027. A iniciativa foi apresentada no Fundão, na passada quinta-feira.
Trata-se de um projeto que une cultura e ciência com o objetivo de «promover a contemporaneidade e fomentar a investigação artística e científica. Pretendemos fazer isto de forma articulada com a comunidade, escolas e universidade. Queremos fazer a melhor ligação efetiva entre a arte, a educação, a ciência e a cultura», adianta Carlos Fernandes, diretor do projeto, em declarações a O INTERIOR/Altitude. O ARS estará focado no território das Beiras e Serra da Estrela através de cinco unidades de investigação que acolherão laboratórios de pesquisa artística e científica, num cruzamento de diferentes áreas do conhecimento. A região das Beiras e Serra da Estrela será o seu palco através de 21 aldeias e seis cidades.
O que motivou a implementação das unidades de investigação na região foi a sua potencialidade em matéria de investigação para o projeto e a «grande ligação que existe entre as aldeias, que, apesar de terem características próprias, têm uma ligação que as une», acrescenta o também presidente da Associação Luzlinar. Na Guarda ficará a unidade designada de “Escola” focada no setor ambiental e na abordagem das Estações Bucólicas, das Experiências da Floresta, dos Habitantes da Montanha e no Fio de Sustentabilidade. Carlos Fernandes acredita que esta é uma iniciativa importante para a comunidade, essencialmente a nível pedagógico e de integração, «porque traz para o meio da população, ainda por cima com mais dificuldades como é o caso da população rural, um conjunto de pessoas, de investigadores, de artistas que vêm trabalhar com eles».
Ne terreno serão desenvolvidas atividades como cursos avançados, pós-graduações, aprendizagem informal e escolas, projetos teórico-práticos em tutoria de inovação e desenvolvimento, pesquisas, seminários, apresentações públicas, conferências, oficinas, exposições, performances e edição de conteúdo.

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