Região

Ambiente em destaque na Feira das Tradições

Escrito por Luís Martins

24ª edição do maior certame de Inverno da região vai decorrer de 1 a 3 de março com cerca de 200 expositores

O ambiente e a preservação ambiental são o tema da 24ª da Feira das Traições, que vai decorrer em Pinhel de 1 a 3 de março. Organizado pelo município, aquele que é considerado o maior certame de Inverno da região registou em 2018 passado 55 mil visitantes, um número que os promotores contam ultrapassar este ano.
O evento tem como objetivo a atração de visitantes e a promoção e valorização dos produtos e as potencialidades do concelho, que serão exibidas no Centro Logístico. Este ano haverá mais espaço, com a disponibilização de mais um pavilhão para acolher cerca de 200 expositores institucionais e empresariais, bem como das freguesias e coletividades do município. «A Feira das Tradições é a montra do concelho e do território, do que de melhor temos, da gastronomia ao artesanato, passando pelas pessoas, os saberes, o património e a forma de bem receber», disse o presidente da autarquia na sexta-feira, em Pínzio, na apresentação do certame. Rui Ventura adiantou que durante os três dias haverá exposições, música popular, tasquinhas, concertos e espaços dedicados aos sabores, às tradições e aos costumes de Pinhel.
Dando o exemplo quanto ao tema desta edição, este ano não haverá copos de plástico na Feira das Tradições, que serão substituídos por copos reutilizáveis: «Estamos a dar o nosso contributo para a preservação do ambiente. É uma medida que se estranhará no início, mas vai entranhar-se porque será alargada a próximos eventos organizados pela Câmara», anunciou o edil. A propósito do tema do evento, Rui Ventura considerou que «temos que apostar cada vez na diferenciação pela riqueza ambiental e dos nossos recursos naturais. Pinhel é um território de ambiente, de ar puro, e as pessoas da cidade cada vez mais procuram este tipo de características. E por isso temos que o preservar e valorizar». O presidente da Câmara Rui Ventura adiantou que o primeiro-ministro António Costa foi convidado para a inauguração da feira mais emblemático de Pinhel: «Não somos mais que ninguém, mas somos a Feira das Tradições», justificou o presidente, acrescentando que o repto ainda não foi aceite.
Do cartaz musical destacam-se os concertos de Amor Electro (dia 1 de março), Carlão (dia 2) e Ana Moura (dia 3). A 24ª edição foi apresentada no final de uma jornada dedicada ao ambiente. Durante a tarde foram visitadas as obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos junto à Ribeira das Cabras, entre o Safurdão e Freixo (Almeida), em consequência dos incêndios ocorridos em 2017, onde foram usadas soluções de engenharia natural. No local foi divulgado do “Laboratório de Rio” criado no âmbito desta intervenção. Já nas proximidades de Pínzio a comitiva participou na
plantação de árvores autóctones, no âmbito da iniciativa “Verde Puro – Ação de Reflorestação da Serra da Estrela”, levada a efeito pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com o Município de Pinhel e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply