Região

Alunos vão ser alertados sobre problemas ambientais na Covilhã e Fornos de Algodres

01 130
Escrito por Sofia Pereira

Amanhã arranca, na Covilhã, o projeto “Desafios (im)possíveis” em que a Companhia covilhanense ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes) vai simular uma conferência com um “cientista” para sensibilizar os alunos para problemas ambientais.

A iniciativa começa no Agrupamento A Lã e a Neve, na Covilhã, mas estão previstas mais sete apresentações em escolas do concelho da Covilhã e  Fornos de Algodres.

O objetivo, para um dos responsáveis da ASTA, Rui Pires, é «descodificar a linguagem tão específica da ciência e alertar as crianças para as situações de emergência ambiental», como por exemplo a poluição, a importância da água, dos recursos naturais, e levar os alunos a adotar comportamentos mais sustentáveis. Assim sendo, Rui Pires quer «chamar a atenção e provocar neles a vontade de salvar o planeta, de terem a missão de adotarem comportamentos sustentáveis e que, de alguma forma, ajudem a passar a mensagem junto das suas famílias e das pessoas com quem contactam».

O papel principal (de um cientista e ativista ambiental) vai ser interpretado pelo ator António Abernú, que vai falar  sobre a «reutilização de borras de café e a mais valia que é beber água da torneira», ao mesmo tempo que faz uma «retrospetiva sobre a civilização no planeta», apresentando dados que visam uma «reflexão por parte de cada um».

«Sendo eles os poluidores do futuro, é importante reforçar essa consciência», desabafou Rui Pires que destaca a forma divertida como os assuntos sérios são tratados junto de crianças dos 5º e 6º anos.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply