A Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, inaugurou no sábado o Museu-Escola, na antiga escola primária da localidade.
Criado no âmbito da Rede Cultural e Criativa da Guarda, o projeto pretende dar a conhecer o sistema educativo durante o período do Estado Novo, mas também as tradições e curiosidades relacionadas com aquela freguesia do Vale do Mondego. Neste fim-de-semana foi aberta ao público a primeira sala, mas o presidente da Junta de Freguesia, Luís Prata, promete abrir os restantes espaços em julho. «Pretende-se que os turistas venham a Aldeia Viçosa e, naquele espaço, aprendam sobre o património, a história e a cultura da localidade», adianta o autarca, que dá o exemplo da tradição do Magusto da Velha, que pode ser «aprendida teoricamente» no Museu-Escola. No espaço, os visitantes de Aldeia Viçosa podem conhecer ou recordar a «escola do antigamente», sublinhou Luís Prata.
No futuro, a antiga escola primária de Aldeia Viçosa vai também transformar-se num «espaço de “coworking” – o Coworking Associativo do Vale do Mondego», adiantou o presidente da Junta. «Haverá um espaço para as associações trabalharem, vai ter uma biblioteca-arquivo, a Escola-Museu, uma sala polivalente para receber formação e reuniões e uma área de apoio a festas», desvendou. A criação deste espaço é da responsabilidade da Câmara, do Museu da Guarda e da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa.